Segundo um dos sites mais conceituados do Brasil, a aromaterapia é a utilização dos principais óleos essenciais com algum outro tipo de fragrância. Seu principal objetivo é melhorar o corpo físico e psicológico do ser humano que a utiliza. Essa é uma prática bastante difundida e considerada uma terapia complementar ou medicina alternativa no Brasil e demais grandes países do mundo.

Aromaterapia e os Óleos Essenciais

Para conhecimento de todos, os óleos essenciais são extraídos das flores, também das folhas, do caule ou até mesmo raízes de plantas selecionadas. Sendo necessário posteriormente diluição em outro óleo ou álcool. Desta forma, normalmente os óleos podem ser aplicados na pele, pulverizados pelo ar, inalados ou até mesmo diluídos na água do banho. Como exemplo a aromaterapia pode ser aplicada em massagens, para um perfeito relaxamento.

A grande maioria dos seus praticantes alegam que as fragrâncias de alguns óleos essenciais, podem estimulam os nervos no nasais. Desta forma podemos controlar melhor nossas memórias e emoções. Acredita-se também que a utilização do seu óleo pode relaxar e estimular o corpo na produção de substâncias que combatem a dor.

Neste artigo vamos falar como funciona a aromaterapia. Os Óleos Essenciais são um aspecto chave para esta arte de cura e pode ser usado de três maneiras: através da inalação, tópica e oralmente (apenas sob supervisão médica experiente, alguns óleos podem ser tóxicos). Ele trabalha nos níveis físico e não físico, holisticamente, abordando o corpo físico, mente e alma, ligando os níveis físico, mental e emocional de preocupação.

Como Funciona a Aromaterapia

Na verdade, ela funciona melhor quando é usada pela mente e pelo corpo simultaneamente. Trabalhando sutilmente através dos sentidos enquanto você absorve impressões. Desta forma, temos como alvos diferentes neuroquímicos no cérebro, para elevar, estimular, sedar ou criar euforia. No entanto, a forma mais conhecida de funcionar é através do olfato, devido à influência do aroma no cérebro, especialmente no sistema límbico.

Como Aprender Aromaterapia

A parte do cérebro que controla os nossos humores, emoções, memória,  equilibrar a saúde de nossa pele e aprendizagem é através do sistema olfativo. Assim, temos a capacidade de distinguir 10.000 cheiros diferentes e também têm um impacto significativo na forma como nos sentimos.

Os aromas são inalados, o cheiro viaja através dos nervos olfativos localizados dentro do nariz e, em seguida, até a parte do cérebro que controla nossos humores, nossas memórias e nossa capacidade de aprender. Esta área é chamada de sistema límbico e quando estimulada libera endorfinas, neurotransmissores e outros produtos químicos de “bem-estar”.

As Fragrâncias

Certos estudos envolvendo frequência de ondas cerebrais indicaram, que o cheiro de lavanda aumenta as ondas alfa na parte de trás da cabeça. Isso pode estar associadas ao relaxamento e a fragrância do jasmim que aumenta as ondas beta na frente da cabeça, que estão associadas a um estado mais alerta. Agora que você já sabe como funciona, imagine por um momento como seria a vida sem fragrância?. Os médicos descobriram, ao lidar com pacientes com anosmia (perda do olfato), que uma vida sem fragrância pode levar a alta incidência de problemas psiquiátricos como ansiedade e depressão. No entanto, o funcionamento da Aromaterapia é um assunto vasto e não se trata apenas do cheiro.

Trabalha também absorvendo os óleos essenciais que foram extraídos das plantas, das frutas e das flores no fluxo de sangue através da pele. Quando um óleo essencial aromático (diluído) permeia nossa pele através do banho ou de uma massagem, ele ativa os receptores térmicos, matando micróbios e fungos.

Estímulo do Óleo Essencial linfático

O óleo essencial linfático também estimula nosso sofisticado sistema de ducto linfático, e entra na corrente sanguínea, eventualmente proporcionando bem-estar às nossas mentes fragilizadas. Estudos científicos estabeleceram que os óleos essenciais utilizados contêm componentes químicos que podem exercer certos efeitos específicos sobre a mente e o corpo. Sua química é complexa, mas geralmente inclui álcoois, ésteres, cetonas, aldeídos e terpenos.

Programa Pele de Pétalas

Com relativas evidências de diminuição da ansiedade, a aromaterapia tem se mostrado uma excelente alternativa para curar ou tratar diversos males.Porém é fundamental que tenha orientação de um profissional qualificado. Existe na internet alguns treinamentos ou cursos online que promovem grande parte dos maiores benefícios dessa prática. Como podemos citar o Curso ou Programa Pele de Pétalas do conceituado André Ferraz. Mas antes, inscreva-se gratuitamente na semana da aromaterapia. Abaixo podemos fazer gratuitamente cursos básicos dessa metodologia.

Home