Como Utilizar Óleos Essenciais Com Segurança

Neste artigo vamos falar com usar com segurança os óleos essenciais. Se você já foi parado nas ruas depois de pegar um cheiro de uma flor de rosa, então as chances são de que você já experimentou o poder dos óleos essenciais. Ele pode ser descrito como um líquido hidrofóbico concentrado, cuja composição química é composta por aroma voláteis extraídos de plantas.

Os Óleos Essenciais São Seguros?

As únicas diferenças notáveis dos óleos essenciais de antigamente e hoje é a forma de como o produto é processado e aplicado. Como mencionado anteriormente, se você já apreciou o cheiro de uma rosa, então você já experimentou uma fração das qualidades aromáticas que podem ser derivados de óleos essenciais.

Eles são compostos aromáticos voláteis de ocorrência natural encontrados em flores, raízes, caules, cascas, sementes e outras partes de uma planta. Os óleos essenciais são os que fornecem às plantas cheiros distintos, ao mesmo tempo em que desempenham um papel em diferentes processos biológicos, como a polinização de plantas.

Então, Como são Extraídos Estes Óleos Essenciais?

Bem, é através da destilação e, na maioria dos casos, através da tecnologia de vapor. Há também outros processos que incluem prensagem a frio, extração de resina, extração de óleo absoluto, extração de solventes e processamento fitoquímico. Os produtos finais adquiridos são utilizados principalmente na adição de aromas aos detergentes domésticos. Desta forma, aromatizam alimentos aumentando o apelo dos cosméticos e conferindo aos perfumes seus aromas.

Com o aumento de doenças do estilo de vida, o interesse em óleos essenciais tem sido despertado, particularmente através de conceitos como aromaterapia. Este é basicamente um ramo da medicina alternativa que indica que os óleos essenciais e outros compostos aromáticos exercem poderes curativos.

O que são Compostos Aromáticos Voláteis?

São basicamente moléculas micro-orgânicas que se convertem rapidamente do seu estado sólido ou líquido para um estado gasoso à temperatura ambiente. Os óleos essenciais são referidos como voláteis devido ao fato de mudarem de estado rapidamente. É isto que lhes confere o seu cheiro intenso e as suas propriedades ativas. As propriedades químicas dos compostos voláteis do óleo  provocam um movimento rápido através do ar. Eles se misturam diretamente com sensores olfativos dentro do nariz humano e, como resultado, um cheiro doce pode ser sentido.

É esta propriedade única que os tornou ideais para aplicações como a aromaterapia, que ajudam a manter um corpo e mente saudáveis.

A Aromaterapia e os Óleos Essenciais

Aromaterapia usa óleos essenciais à base de plantas para fornecer a mente e o corpo com inúmeros benefícios para a saúde. São tipicamente baratos e sem efeitos colaterais nocivos e funcionam muito rapidamente. Isto decorre do fato de serem absorvidos através da pele e pulmões. Atualmente, a comunidade científica e de pesquisa tem identificado com sucesso mais de 3.000 variantes de compostos aromáticos.

A qualidade varia de planta para planta, dependendo das famílias botânicas e respectivas espécies de árvores. Alguns produtos petrolíferos, mesmo que provenham de plantas diferentes, tendem a apresentar características olfativas semelhantes devido à sua afiliação a uma espécie específica.

Home

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *