Hidrolatos: o Que são, Para Que servem e os Benefícios

Neste artigo vamos falar sobre os hidrolatos, o que são, para que servem e os benefícios. Os hidrolatos também conhecidos como “águas florais”, são produzidos através da destilação de folhas frescas, frutos, flores e outros hidrolatos-beneficiosmateriais vegetais. Com propriedades semelhantes às dos óleos essenciais, estas águas aromáticas são muito menos concentradas. Os seus aromas são frequentemente suaves e sutis quando comparados com os dos óleos essenciais. Estes produtos aromáticos têm geralmente um aroma semelhante ao do seu óleo essencial, mas também podem ter uma nota mais verde.

Hidrolatos: o Que são, Para Que Servem e os Benefícios

Os Hidrolatos são produzidos por destiladores artesanais especializados na extração de água e óleo de ingredientes botânicos. Muitas vezes destilados pelos mesmos agricultores que cultivaram os botânicos frescos, seus conhecimentos foram transmitidos por gerações. Da deliciosa rosa e rosa branca à refrescante hortelã-pimenta, à camomila calmante e você encontrará a nota perfeita para as suas necessidades de aroma. Oferecendo benefícios de cuidados com a pele e propriedades de aromaterapia edificantes, eles fazem maravilhosos perfumes de único ingrediente, desodorantes, toners faciais, ambientadores e sprays de aromaterapia.

Destiladores especializados em hidrosol, especificamente plantas de destilação para o hidrosol resultante que produzem. Isso pode resultar em hidrosóis com aroma superior e benefício terapêutico. A maioria dos hidrolatos, no entanto, são produzidos simplesmente como resultado da destilação do óleo essencial. A matéria vegetal utilizada no processo de destilação confere ao hidrosol as propriedades aromáticas e terapêuticas hidrossolúveis da planta.

Diferença dos Óleos Essenciais

Ao contrário dos óleos essenciais que devem ser diluídos antes da aplicação na pele, os hidrolatos são muito mais suaves do que os seus homólogos de óleos essenciais e podem geralmente ser utilizados directamente na pele sem diluição adicional. Eles também podem ser adicionados ao banho, e usados por conta própria como uma colónia leve ou spray corporal. Hydrosol pode ser adicionado a tigelas de dedo para jantares elegantes e românticos. Exemplos de botânicos que estão disponíveis como hidrolatos são Rosa, Camomila Romana, Flor de Laranjeira e Lavanda.

Os hidrolatos estão disponíveis através de alguns, mas não todos os vendedores ou óleos essenciais e ingredientes naturais de cuidados da pele.  Cuidado com o termo “Águas Florais”. Por vezes, a água simplesmente misturada com óleos essenciais é vendida como água floral ou indevidamente classificada como hidrolatos. É sempre sábio perguntar aos vendedores para obter detalhes sobre os hidrolatos que eles vendem para garantir que o que você está comprando é um hidrosol verdadeiro como definido aqui.

Veja mais:

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *